adaptaçoes celulares
AMANDA SABRINA RIBEIRO BISSOLI
PATOLOGIA
ARIQUEMES - RO
2013
Amanda Sabrina Ribeiro Bissoli
PATOLOGIA
Ariquemes - RO
2013
INTRODUÇÃO
Respostas Celulares
A célula esta confinada, pelos programas genéticos de seu metabolismo, diferenciação e especialização, a uma variação muito limitada de função e estrutura; pela repressão das células vizinhas; e pela disponibilidade de substrato metabólicos. Entretanto, ela é capaz de lidar com exigências fisiológicas normais, mantendo um estado estável chamado homeostasia. Estresses fisiológicos mais severos e alguns estímulos patológicos podem desencadear um grande numero de adaptações celulares fisiológicas e morfológicas durante as quais são alcançados novos estados de estabilidade, porém alterados, preservando a viabilidade da célula e modulando sua função conforme ela responde a tais estímulos.
Se os limites da resposta de adaptação e um estimulo são excedidos, ou em determinadas circunstancias quando á célula é exposta a um agente lesivo ou estresse, ocorre uma sequência de eventos que é chamada de lesão celular. A lesão celular é ate certo ponto, reversível, mas se o estimulo persistir ou for severo o suficiente desde o inicio, a célula atinge “um ponto em que não há retorno” e sofre lesão celular irreversível e finalmente, morte celular. Adaptação, lesão reversível e morte celular podem ser considerados estágios de um dano progressivo das funções e estruturas celulares normais.
Adaptação Celular ao Crescimento e á Diferenciação
As células respondem ao aumento da demanda e ao aumento da demanda e ao estimulo externo por meio da hiperplasia ou da hipertrofia, e respondem á redução de nutrientes e de fatores de crescimento pala atrofia. Em algumas situações, as células mudam de um