Adaptações Celulares
B) A palavra patogenia expressa o modo pelo qual um agente patogênico promove a agressão a um organismo.
C) Alterações Morfológicas referem-se às alterações estruturais nas células ou nos tecidos que são característicos de doenças ou levam ao diagnóstico do processo etiológico.
D) Características de sinais e sintomas apresentados pelo indivíduo no decorrer da doença. 2. Saúde pode ser definida como a ausência de doenças, um estado de completo bem-estar físico e mental
3. Uma célula normal está em harmonia histológica, citológica e funcional. Desenvolvendo suas atividades em determinados tipo de tecido ou órgão.
4. Estresses fisiológicos ou patológicos induzem a célula a um novo estado (adaptação), se a célula não consegue se adaptar, seu metabolismo diminui e consequentemente sua função , a célula se torna lesionada . Ex: Hipertrofia Cardíaca.
5. Se a agressão celular afetar a membrana plasmática ocorrerá perda do conteúdo celular, afetando os lisossomos ocorrera digestão enzimática dos componentes celulares, e por fim afetando as mitocôndrias haverá a morte da célula.
6. A) Hiperplasia: aumento do número de células de um órgão ou parte dele por aumento da proliferação e/ou por retardo na apoptose. Ex: hiperplasia dos ácinos mamários.
B) Hipertrofia: é uma resposta aos sinais tróficos ou a uma demanda funcional e gera aumento do volume da célula acompanhado por maior capacidade funcional. Ex: Hipertrofia do miocárdio–sobrecarga do coração.
C) Atrofia: redução do volume celular devido a diminuição da síntese proteica. Ex. Útero pós-gravídico: apoptose de células em excesso e redução do volume das