Adam Smith
ADAM SMITH
Nascido no ano de 1723 em Kirkcaldy na Escócia, Adam Smith foi um filósofo e um importante teórico do liberalismo econômico. Ele lecionava problemas de Filosofia Moral em Glasgow, na Inglaterra, cobrindo os campos da Teologia Natural, Ética, Jurisprudência e Economia Política.
Em 1759 publicou o seu primeiro livro “A Teoria dos Sentimentos Morais”. Neste livro Adam Smith indagava como os homens egoístas tinham capacidade de formar julgamentos morais deixando de lado o interesse individual deles. E dava como resposta que isso é possível devido à capacidade deles de se colocar na situação de uma terceira pessoa, sendo um observador imparcial, formando assim uma noção dos méritos morais.
Entre os anos de 1764 e 1766 viajou sendo preceptor do duque de Baccleugh pela Europa, principalmente na França, onde Adam Smith teve contato com François Quesnay e Turgot, membros da escola econômica chamada fisiocracia. Os fisiocratas diziam ser a riqueza derivada da produção, esta circulava pelo país de mão em mão. Isso contrariava o pensamento metalista da época que acreditava que ouro e prata eram sinônimos de riqueza. O maior problema da fisiocracia era considerar apenas as classes agrícolas como as produtoras da riqueza do país, excluindo as classes industriais que estavam em ascensão na época. Por isso essa ideia era considerada limitada na prática da política clássica. Nessa viagem que se deu o início de seu segundo livro, agora voltado para a Economia Política, “Riqueza das Nações” que só seria publicado em 1776.
Adam Smith morreu no ano de 1790, um ano depois do início da Revolução Francesa.
JEAN-BAPTISTE SAY
Jean-Baptiste Say nasceu em Lyon em 1767. Cresceu num ambiente fortemente influenciado pela ideologia iluminista, cujas ideias fundamentais eram o liberalismo, o individualismo e o racionalismo.
Após algum tempo, Say foi para a Inglaterra, onde observou o funcionamento de uma economia que iniciara seu processo de