adam smith
É usado para analisar parâmetros que apresentam bases de cálculo e comparação de forma a entender, como exemplo, a circunstância da companhia e seu valor, o valor de retorno económico de um empreendimento, para ver problemas com a liquidez de um negócio, companhia ou projeto e também como maneira alternativa de calcular o ganho, e ainda examinar os riscos e auxíliar, dessa forma, nas tomadas de opção.
É igualmente um termo frequentemente usado de diferentes maneiras dependendo do contexto. O conceito fluxo de caixa consegue ser utilizado para nomear, como exemplo, vários os mdelos de fluxos de caixa sem análise ou até mesmo o total deles. Os dois tipos de fluxo de caixa são o fluxo de saída, ou seja, calcula a saída de dinheiros, e o fluxo de entrada que apresenta detalhadamente o resultado do investimento.
Esta utilidade é importante para o funcionamento de uma instituição, negócio ou projeto porque fornece uma observação detalhada de seu lucro, margem de ganho e até mesmo consegue apontar possíveis erros de gestão como dívidas altas demais ou contra-tempos com as vendas. Geralmente esta observação é feita por profissionais e pessoas da especialidade dentro da companhia e ainda por profissionais terceirizados.
Todas as operações, sejam elas de uma empresa ou de uma pessoa física, devem possuir um controle. Este controle refere-se a tudo o que for saída ou entrada de caixa, em função de que toda a administração do ativo é importante, pois deve ter em mente os