Adam Smith
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO LOGISTÍCA
LUIZ FELIPE CANADA CAVALHEIRO
Economia e Mercado
1º SEMESTRE/2014
ADAM SMITH
A vida e a filosofia do pai da economia moderna.
SOROCABA
2014
O presente resumo versa sobre história de Adam Smith filósofo e economista escocês, nascido dia 5 de junho de 1723 em Kirkcaldy, na Escócia.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Adam Smith levantou os empreendedores privados e condenou o intervencionismo estatal, aplicado pelas monarquias mercantilistas Europeias. Ele foi um dos fundadores de uma doutrina econômica que ficou conhecida mais tarde como Capitalismo ou Liberalismo Econômico, que via no estado um estorvo ao bem andar das coisas econômicas.
A teoria do liberalismo econômico surgiu na Europa e na América no final do século XVIII ,XVIII, em um cenário onde o colapso do mercantilismo tornava necessário estabelecer novos modelos econômicos para prender às necessidades de um capitalismo em pleno desenvolvimento. Essa pesquisa aborda a ideia central do liberalismo econômico e a defesa da independência da economia de qualquer interferência proveniente de outros meios. Ainda seguindo essa doutrina econômica, deve ser colocada a ênfase na liberdade de iniciativa econômica, na livre circulação de riqueza, na valorização do trabalho humano e na economia de mercado (defesa da livre concorrência, do livre cambismo e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regulação de mercado), opondo-se assim ao intervencionismo do estado e às demais medidas restritivas e protecionistas defendidas pelo mercantilismo.
Neste estudo, é apresentada a análise de uma das teorias de Adam Smith que se aplica atualmente no mundo globalizado em que vivemos.
A globalização se iniciou em 1776 quando ele elaborou a teoria das vantagens absolutas, e evidenciou que as trocas internacionais seriam mais proveitosas se