RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Historicamente, pode-se ver que a educação vem sofrendo modificações, as quais, por sua vez, visam torná-la mais adequada à realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que é a partir do convívio e da ação do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura. Assim sendo, qual a relação que filosofia e a educação podem estabelecer entre si?
Filosofia e Educação estão intimamente relacionadas entre si, pois enquanto a educação preocupa-se e trabalha para que os jovens e as novas gerações de uma sociedade se desenvolvam, a filosofia irá refletir sobre o que e como esses jovens devem ser ou se desenvolver dentro da sociedade. A relação da filosofia com a educação existe desde o mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da virtude humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação e seu sentido no mundo.
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, conseqüentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde, pressupõe-se que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Constata-se que o senso comum a respeito da educação é o de uma formação fragmentária, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente desprovida de certeza. Enquanto na consciência filosófica acontece o contrário, pois, é uma concepção com total coerência, unidade e articulação. E ainda fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada. Entretanto, compreende-se que a educação está aberta a questionamentos. Por isso, acredita-se que a Filosofia é uma das muitas alternativas para se tentar pensar a educação como instrumento de transformação social.
A filosofia e a educação devem ser vista como dois fenômenos que estão cada vez mais presentes em todas as sociedades, pois a filosofia contribui muita para um pensamento critico, uma compreensão critica, para estrutura escolar, para o processo educativo,