Adam smith
Economia
Luiz Paulo Bianchi
Adam Smith – Introduçao
Adam Smith, nascido 5 de junho 1723, fez seus primeiros estudos em Kirkcaldy, sua cidade natal, filho de um fiscal da alfândega. Aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, onde se graduou em 1740 e conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford onde estudou filosofia.
É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de uma obra que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse, promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Em 1763, Adam Smith renunciou ao seu posto na Universidade de Glasgow e mudou-se para a França. Passou quase um ano na cidade de Toulouse e depois foi para Genebra, onde se encontrou com o filósofo Voltaire.
Já em Paris, Adam Smith pode freqüentar os salões literários e travou contato com os filósofos iluministas. Um incidente com um irmão de seu pupilo, no entanto, obrigou Adam Smith a ir para Londres, onde passou a residir.
Em 1767, Smith retornou a Kirkcaldy, onde iniciou a elaboração e revisão de sua célebre teoria econômica. Passou mais três anos em Londres, onde seu livro foi concluído: "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações".
Foi publicado em 1776, tornando-se um dos mais influentes livros de teoria moral e econômica do mundo. As teorias formuladas em "A Riqueza das Nações" lançaram as bases do liberalismo. Adam Smith faleceu em Edimburgo, 17 de Julho de 1790.
Adam Smith - Contexto Histórico
A Inglaterra que tinha como principal ramo da atividade a agricultura e detinha as maiores colonias imperiais, já havia dado os primeiros passos nos setores textil e de metarlúgica. Era considerada mais comercial do que industrial.
O capital estava comçando a se unir com capital