adam smith
Na teoria do valor de Adam Smith, onde observamos como problema principal a dificuldade em mensurar o valor de um bem em troca de outro, notamos que todo bem tem dois valores que o incorporam: Valor de uso (onde é usado para a utilidade) e Valor de torca (onde é usado para permuta por outro bem ou moeda).
2. Explique o que foi considerado o “paradoxo da água e do diamante”.
Na teoria do valor de Adam Smith, observamos como problema principal o fato de como explicar o valor de um bem em troca de outro bem ou moeda, a partir daí surgiu o "paradoxo da água e do diamante" onde se tenta resolver a questão do valor e ilustra a distinção entre valor de troca e valor de uso, pois a água tem muito mais utilidade do que um diamante e o mesmo tem muito mais poder de troca do que a água.
3. O que determina o valor nas sociedades primitivas?
Nas sociedades primitivas, era a quantidade de trabalho incorporado que formava o valor do bem, sendo o trabalho dividido em mão-de-obra direta e indireta. Smith deduz que os bens terão maior ou menor valor de troca dependendo da quantidade de trabalho contido e de sua qualidade, ou seja, o tempo gasto, a dificuldade de excução e a qualidade do bem, sendo assim o produto do trabalho pertence a quem executa.
4. Explique o valor nas sociedades evoluídas para Smith e por que este recai na teoria da soma?
O preço do bem nas sociedades evoluídas( com propriedade privada e trabalho assalariado) não se da só pelo valor do trabalho, com isso os fatores determinantes de preço são a soma de (salarios+lucro+renda)
5. Verificando a relação entre Preço Mercado e Preço Natural, explique por meio da teoria de preços, como o mercado se autoajusta?
Na teoria do preços de Smith, observamos a existencia de dois tipos preço sendo eles o preço natural (slarios+lucors+renda) e o preço de mercado, definido pela relação de