ADA DAS ADAS EVOLUTIVAS
Tabela 1: Variação do pH da solução contendo HCl em função da adição de volumes conhecidos do NaOH (mL) na titulação potenciométrica.
1 Volume (mL) 2 pH 1 Volume (mL) 2 pH 1 Volume (mL) 2 pHPara a titulação de neutralização potenciométrica do Ácido Sulfúrico (H2SO4) fez-se o mesmo procedimento experimental do ácido anterior, o HCl, só que tendo como base as diferenças entre o comportamento do ácido em questão e o HCl. Uma destas diferenças está na quantidade de íons H+ dissociáveis, tendo o H2SO4 2 H+ dissociáveis, enquanto que o HCl apresenta apenas 1. Em relação a tal diferença, mesmo ambos os ácidos apresentando números de hidrogênios ionizáveis
Figura 3 – 2ª derivada da curva da figura 1 Figura 2 – 1ª derivada da curva da figura 1 diferentes, eles apresentaram apenas uma curva de inflexão, conforme é mostrado na figura 4, criada a partir dos valores mostrados na tabela 2.
Tabela 2: Variação do pH da solução contendo H2SO4 em função da adição de volumes conhecidos do NaOH (mL) na titulação potenciométrica.ide no fato de que os dois íons (H+) do H2SO4 foram dissociados quase que simultaneamente, pois o primeiro íon H+ se dissocia completamente, já que o ácido é forte (não existe K1), e o segundo H+ tem sua constante de dissociação de 1,02 x 10- 2, valor ainda bastante elevado que pouco impede a dissociação, levando este a ter tal comportamento em sua curva. Observe estas reações descritas abaixo.
Reações de dissociação:
-2 Ka = 1,02.10-2
Eq. 2.1 HSO4- H+ + SO4 Reações de neutralização:
O volume do ponto final para esta titulação de neutralização potenciométrica com hidróxido de sódio foi de 30,42 mL, o que pode ser confirmado pela análise das figuras 5 e 6, que representam, respectivamente, a 1ª e 2ª derivada da curva apresentada na figura 4, pois é neste