AD1 Psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2014.01
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR
Aluno(a): Alessandra Moreira Alves
Matrícula: 14112080244
Polo: Belford Roxo
Data: 22/02/2014
Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Afirma-se, na aula 1, que a Psicologia da Educação gira em torno da subjetividade; esta, por sua vez, “engloba todas as peculiaridades imanentes à condição de ser sujeito, [envolvendo] as capacidades sensoriais, afetivas, imaginativas e racionais de uma determinada pessoa, o que chamamos de seu “mundo interno” ”.
Qual o sentido que toma a subjetividade no processo educativo?
R: Faz-se necessário aplicar a subjetividade no processo educativo para alcançar a compreensão e o desenvolvimento de cada indivíduo nas metodologias de ensino, facilitando a aprendizagem, as relações interpessoais e respeitando a singularidade e peculiaridades de cada um, devido ao acúmulo histórico de valores e cultura de uma determinada sociedade.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) A aula 2 apresenta, dentre as concepções que regem os processos de desenvolvimento e aprendizagem, a abordagem inatista.
Qual o pressuposto básico do inatismo e como ele foi aplicado ao desenvolvimento humano?
R: Os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais nem importantes para o seu desenvolvimento. As qualidades e capacidades básicas de cada pessoa já se encontrariam basicamente prontas, antes mesmo de viver quaisquer experiências, sofrendo pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da vida.O papel do ambiente é tentar interferir o mínimo possível no processo do desenvolvimento espontâneo da pessoa. Mas aplicada ao desenvolvimento humano, essa teoria foi