psicologia org ad1
Graduação em Administração Pública Unidade: Itaocara-rj
Disciplina:
Aluno: Vagner do Amor Divino Ferreira Turma: 2014.02
Atividade Avaliativa – AD 1
Elabore um resumo explicando as origens da Psicologia Organizacional e sua relação com o taylorismo.
Sabemos que o surgimento da Psicologia Organizacional ou industrial começa na metade do século XIX. Ingressou ainda mais com a Revolução Industrial, passando a existir uma lógica de organização no trabalho, sendo realizado agrupamento de pessoas, com horários estipulados e passando dos trabalhos manuais para máquinas.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para modificar e estruturar as organizações.
A Revolução Industrial trouxe uma grande transformação nas formas de produção existentes na sociedades da época. Três fases ou momentos da história da Psicologia Organizacional se ocupou de diferentes aspectos referente ao homem e seu ambiente de trabalho. A primeira fase foi entre 1924 a 1970 e era denominada como Psicologia Industrial tendo como intuito aumentar a lucratividade e a produtividade, utilizava de conhecimentos da Psicometria. A segunda fase era a Psicologia Organizacional entre 1970 a 1990, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho era o foco do estudo. Usavam dinâmicas de grupo, desenvolvimento de equipes e estudos sobre liderança. A terceira fase é de 1990 em diante, compreendida de Psicologia Organizacional e do Trabalho que se ocupa da saúde e bem estar do funcionário, ergonomia, poder e conflito.
A Psicologia Industrial foi a primeira forma adotada pelo que hoje conhecemos como Psicologia Organizacional, Psicologia do Trabalho, Psicologia Ocupacional ou Psicologia Industrial e Organizacional, variando um pouco o “objeto” construído, mas todas apresentando uma certa regularidade discursiva e convergência no que tange ao objetivo, finalidade social, compromisso ético, alvo das ações, bases