Psicologia AD1 2014
Qual o sentido que toma a subjetividade no processo educativo?
Se a subjetividade é o resultado da interação entre o indivíduo e o seu meio, podemos entender que ela começa a se moldar a partir dos processos de socialização primários da criança, na família, na escola, na comunidade, e segue pela vida em um processo dinâmico. É na relação com o mundo que o sujeito se constitui como tal, que se desenvolvem as possibilidades humanas. É inserido nesse “mundo externo” que o homem vai organizar o seu universo de valores e significados, que por sua vez vão moldar suas capacidades imaginativas, racionais e afetivas. Toda pessoa é uma complexa unidade natural e cultural. A educação faz parte do processo de desenvolvimento do homem, quanto mais ele se relacionar com os integrantes da sociedade e ampliar seus conhecimentos, terá auxilio no processo de construção da sua subjetividade.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) A aula dois apresenta, dentre as concepções que regem os processos de desenvolvimento e aprendizagem, a abordagem inatista. Qual o pressuposto básico do inatismo e como ele foi aplicado ao desenvolvimento humano?
Os inatistas acreditam que os seres humanos já nascem prontos e que o mais importante são os fatores hereditários.
Acreditam em um mapa pré-programado, sendo que os acontecimentos após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento humano, pois sua personalidade, suas crenças, suas posições morais, sua capacidade intelectual e afetiva, suas habilidades sociais já se encontram praticamente prontas por ocasião do nascimento, como se houvesse algo