Psicologia I Administração Pública
A Psicologia, para atender os objetivos da administração científica, passou a ser utilizada como ferramenta para análise do trabalho com o objetivo de descobrir o melhor modo de fazer as coisas para planejar os métodos de trabalho, selecionar e treinar os trabalhadores. A análise do trabalho, também chamada de análise de cargo, é o procedimento utilizado para descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características humanas necessárias para o desenvolvimento das atividades.
Isto implica em fazermos uma descrição detalhada das tarefas envolvidas em um cargo, determinarmos a relação deste cargo com outros, além de averiguamos o conhecimento, habilidades e capacidades necessários para que uma pessoa tenha bom desempenho no cargo (ROBBINS, 1999).
Atividade Avaliativa 1 (Ad1) – Prazo Máximo de Postagem: 14/02/2014
Tendo em vista o que foi lido sobre a teoria de Taylor aplicada às fábricas no início do século XX, disserte sobre a relação da Psicologia Organizacional (denominada Psicologia Industrial àquela época) com esse contexto taylorista.
Procure usar artigos científicos, livros, reportagens, revistas científicas e afins de modo a enriquecer seu texto.
Não esqueça de fazer as devidas citações e lembre-se que esse texto não deve se basear em “achismos” ou pensamentos do senso comum. Você deverá se basear nos veículos literários descritos acima.
Mínimo de três páginas.
OBS: ao corrigirmos as ads estaremos atentos a qualquer tentativa de plágio ou uso abusivo de produção alheia.
Bom Trabalho!!
Em sua obra Taylor enumera os Princípio da Administração Científica:
1 – Desenvolvimento de uma verdadeira ciência, ou seja, substituição do critério individual do operário por uma ciência.
2 – Seleção científica do trabalhador, estudando-o e escolhendo-o de acordo com sua personalidade e natureza da tarefa a ser exercida (buscando o homem de primeira classe).
3 – Sua instrução e treinamento científico,