AD1 Psicologia
Segunda questão: Tomando como base os ensinamentos legados por Bock (1999, p.23), qual o seu entendimento sobre subjetividade? (2.5 pontos).
Subjetividade é aquilo que nos torna únicos. É o que nos difere uns dos outros.
Terceira questão: Quais as consequências das concepções inatista e ambientalista para educação? (2.5 pontos) As consequências da concepção inatista é que devido acreditar que o ser humano já “nasce pronto” o professor é desvalorizado já que seu trabalho não acrescenta nada no saber do indivíduo. Neste processo ocorre a desmotivação e a descrença na evolução do aprendizado do aluno, gerando o fracasso escolar.
Já na concepção ambientalista o professor é valorizado e tem a responsabilidade do sucesso ou do fracasso do aluno. Nela o individuo se torna passível do ambiente e toda sua vivencia é descartada.
Quarta questão: Explique: (a) a noção de equilíbrio enquanto alicerce da teoria de Piaget; (b) os dois mecanismos acionados para alcançar um novo estado de equilíbrio? (2.5 pontos)
É o processo pelo qual chegaremos ao aprendizado. Os dois mecanismos acionados são:
Assimilação: Através dele o organismo desenvolve ações destinadas a atribuir significações, a partir da sua experiência anterior, aos elementos do ambiente com os quais interage.
Acomodação: Através dele o organismo tenta reestabelecer um equilíbrio superior ao meio ambiente.