Psicologia Organizacional AD1
Centro de Educação Superior a Distância
Disciplina: Filosofia e Ética APD
Matrícula: 201420059053
Polo: São Cristóvão
Aluno: Jean Carlos de Andrade Tintiliano
O mundo, como um todo, sempre precisou de algo ou alguém que controlasse, ou organizasse, tudo aquilo que ali estava presente. Quando esse processo é bem feito, todos os envolvidos se sentem seguros, reconfortados e satisfeitos. O papel de um psicólogo organizacional não foge disso.
Apesar de grandes dificuldades no mundo atual, estes profissionais são de extrema importância para uma empresa, seja pública ou privada, que deseja que o seu pessoal seja competente. O seu papel vai desde a escolha de um novo colaborador até zelar pelo clima organizacional.
Um psicólogo organizacional precisa verificar se todos continuam progredindo em todos os sentidos por meio dos seus testes psicológicos. Com o resultado desses testes, ou até mesmo antes de serem feitos, os psicólogos precisam estar em constante estudo e pesquisa sobre os sentimentos e as emoções de cada funcionário. Por meio desse relatório, será possível identificar os pontos a serem trabalhados nos treinamentos de habilidades para os colaboradores, ou nas dinâmicas organizacionais. Além de preparar outros testes e avaliações para cada tipo de situação.
Sabemos que cada pessoa possui pensamentos e habilidades diferentes das outras. Por isso é importante conhecer a cada habilidade presente no local de trabalho. Assim como o corpo humano se completa com vários órgãos que fazem algo diferente, o corpo empresarial também se completa com indivíduos de várias atitudes diferentes.
Com tudo isso funcionando corretamente, o clima organizacional será agradável para todos. Não só agradável, como também eficaz. Mas como todos somos imperfeitos, sempre haverá conflitos, mesmo que pequenos, entre funcionários. Isso também exige a atenção do psicólogo organizacional. Ele será responsável por resolver esses conflitos e levar, o