AD1 de Psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2014.01
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR
Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Afirma-se, na aula 1, que a Psicologia da Educação gira em torno da subjetividade; esta, por sua vez, “engloba todas as peculiaridades imanentes à condição de ser sujeito, [envolvendo] as capacidades sensoriais, afetivas, imaginativas e racionais de uma determinada pessoa, o que chamamos de seu “mundo interno”.
Qual o sentido que toma a subjetividade no processo educativo?
A subjetividade de um indivíduo é a interação entre o seu mundo interno e o mundo externo. O jeito de ser (mundo interno) é caracterizado não somente pela carga genética, mas através de influências recebidas pelos valores morais e éticos adquiridos no ambiente em que se vive (mundo externo). Pode-se observar que a subjetividade é moldada desde criança, dando condições ao educador de estimular a aprendizagem do aluno de acordo com a metodologia que achar conveniente para cada caso. Quando o professor conhece as particularidades de cada aluno, como jeito de pensar, histórico familiar e ambientes social e cultural, fica mais fácil para ele entender o porquê de certos comportamentos e atitudes em sala de aula, podendo assim montar estratégias que possibilite esse aluno a ter um bom rendimento escolar, dando-lhe mais atenção, mais apoio e envolvendo-o no mesmo conteúdo de ensino da classe com técnicas que estimulem essa aprendizagem permitindo-lhe o acompanhamento do nível da turma.
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) A aula 2 apresenta, dentre as concepções que regem os processos de desenvolvimento e aprendizagem, a abordagem inatista.
Qual o pressuposto básico do inatismo e como ele foi aplicado ao desenvolvimento humano?
A