Ad1 de historia
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – AD1 – 2014.2
Disciplina: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 2
Coordenador (a): JÚLIO AUGUSTO FARIAS
Aluno (a):
Matr.:
ATENÇÃO: Nessa avaliação, não transcreva trechos do material didático nas respostas. As transcrições poderão ser desconsideradas.
As AD’s de História na Educação 2 terão peso 4 na composição das notas.
QUESTÃO 1
Atenção: A discussão proposta nessa primeira questão tem como base os “programas” 5 e 2 do texto complementar II – “Espaços educativos e ensino de História”, disponíveis na aula 1 da disciplina. Caso tenha dificuldade para acessar esse material, entre em contato com os tutores ou a coordenação, que poderão disponibilizar o texto via e-mail aos alunos.
1.1 – Diferencie, de acordo com os preceitos da leitura proposta, “formar-se professor” de “fazer-se professor” (1,5 ponto)
R.: Formar – se professor é seguir um modelo com o desenvolvimento de algumas competências para exercer a profissão, preparando – o para o prático, um professor programado em o que deve fazer e pensar. Já fazer –se professor é ter domínio no como fazer, utilizando os conhecimentos adquiridos através de estudos, sendo independentes no modo de ensinar, ensinando e formando pessoas e não robôs. 1.2 – “Ao trabalhar com a ideia de rememoração, Benjamin nos instiga a pensarmos como as memórias dos professores podem contribuir para o seu fazer-se” (1,5 ponto)
R.: Para Benjamin, a memória do professor é um excelente instrumento para que ele desenvolva com os seus alunos ensinamentos que os possibilitem serem autores de suas próprias práticas, deixando de ser fantoches dos conhecimentos que os outros produzem.
PAIM, Elison. “Para além de formar professores, dialogar com as experiências vividas”