ad1 alfa 2
CENA: sala de alfabetização. Paredes repletas de cartazes; murais com rótulos e embalagens de produtos; livros e revistas, papéis e lápis à disposição dos alunos.
a) Explique como a cena descrita acima poderia se tornar um “ambiente alfabetizador”, de acordo com a proposta de Emília Ferreiro.
Um ambiente alfabetizador é aquele que é composto de materiais que tenham como finalidade o desenvolvimento da aquisição do conhecimento, que possam ser utilizados de forma prazerosa e significativa, e que possuam semelhança com o ambiente em que vivem seu dia a dia. O fato de poderem trabalhar com materiais conhecidos de seu cotidiano, itens como: rótulos, embalagens de produtos, figuras de livros e revistas, facilitam essa associação de idéias. b) Imagine que na cena descrita acima aconteça o seguinte diálogo:
Aluno: “__ Tia posso ler o livro de poesia que está no cantinho da leitura?”
Professora: “ __ Agora não, vamos primeiro copiar a “família do p.”
A partir do que foi estudado nas aulas 1 e 2 do Módulo 1 de Alfabetização 2, redija um pequeno texto justificando porque este diálogo se apresenta como um dos grandes mal entendidos em torno do termo ambiente alfabetizador, de Emília Ferreiro.
O cantinho da leitura deve ser utilizado justamente para que possa ser um aliado no auxilio a alfabetização de uma forma bem significativa, entendendo que os livros e revistas devem ser manuseados sempre pelo aluno.
Porém, nesse contexto, o cantinho da leitura está sendo considerado como um premio para depois que o educando fizer TODOS os trabalhinhos que ela acredita mais importantes, e não para ser utilizado de forma concomitante.
No exemplo citado acima, a atitude da professora poderia ter sido a de usar a preferência do aluno pela poesia, e trabalhar a família do p a partir da palavra poesia, e pegar o livro que o aluno queria ler e fazê-lo para a turma, incentivando assim a todos. Embora