movimentos sociais
Felipe Mascara Nº 07
Gabriel Andrew Nº 08
Matheus F. Dias Nº 16
Normalmente todo estudante aprende na escola ou numa instituição de ensino que as camadas mais populares do Brasil sempre estiveram envolvidas em algum tipo de luta social, tendo em vista que não tinham certos privilégios em alguns direitos civis, políticos e social.
No século XIX estas lutas estavam relacionadas á escravidão, a cobrança de impostos, a mudança de regimes políticos entre outros. E ao contrário do que se possa imaginar, foram dezenas de movimentos sociais que criaram um ambiente propício para as mudanças que foram acontecendo na história brasileira.
No século XX estavam relacionadas á luta pela terra, pela democracia, por melhores condições de trabalho, por moradia entre outros. Da mesma forma que ocorreu no passado, neste período, a população também teve grande importância nas mudanças ocorridas na sociedade. E assim como antes, muitas vezes centenas de pessoas colocavam suas vidas em risco para que o objetivo fosse alcançado.
No século XXI outros movimentos sociais também começaram a ganhar força no interior da sociedade brasileira, como aqueles que combatem a homofobia , aqueles que lutam por reparações históricas aos descendentes de escravos, bem como aqueles que lutam pela ética na política.
Levando tudo isso em conta, todos os direitos da população brasileira foram sempre resultados de luta dos movimentos sociais e não em presente de algum tipo de governante do movimentos. Por este motivo, levou muito tempo para o Brasil tratar com respeito a estes movimentos e não olha-los como um caso de policia.
lucianapauladasilvadeoliveira.blogspot.com.br/2011/01/movimentos-sociais.html
Homofobia: É uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, contra transgênicos e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a