Ad1 2015
1 – Retome a questão proposta no livro-base da disciplina na página 21. Após os estudos iniciais feitos, como responderia a essa questão: Uma das questões que tínhamos no início dessa aula era: nossa compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem “afeta”nossa prática curricular? Qual seria a compreensãoo de prática curricular subjacente a cada uma das perspectivas de ensino-aprendizagem?
As teorias recentes de aprendizagem têm se preocupado com a interação entre o material a ser aprendido e os processos psicológicos necessários para aprender, enfatizando o estudo sobre o modo pelo qual o aprendiz obtém, seleciona, interpreta e transforma a informação. Sim, a nossa compreensão como professor afeta a prática de ensino na sala de aula. Cabe ao professor saber adequar-se ao que realmente é correto ensinar de acordo com o que é passado pelo currículo escolar, mas também abranger seus passos, suas ideias no ensino. Não sendo somente um seguidor de regras. Mas podendo ensinar de forma ampla os conhecimentos que são pedidos, e se conseguir abrir o leque de ensinamentos para que os alunos pensem a respeito do que se esta sendo ensinado.
2- Já estudamos as três primeiras unidades do livro-base. Apresente, em linhas gerais, uma síntese de dos estudos feitos até aqui. O que caracterizaria as perspectivas tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo?
Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que