Ad1 2015
1 – Retome a questão proposta no livro-base da disciplina na página 21. Após os estudos iniciais feitos, como responderia a essa questão: Uma das questões que tínhamos no início dessa aula era: nossa compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem “afeta”nossa prática curricular? Qual seria a compreensãoo de prática curricular subjacente a cada uma das perspectivas de ensino-aprendizagem?
Sim, a nossa compreensão do processo ensino aprendizagem afeta a nossa pratica pedagógica pois se acreditarmos que a aprendizagem é inata, o curriculo possibilitaria revelar as competências para as diferentes áreas do saber do educando já que suas capacidades para aprendizagem deriva das condições biológicas.
Se acreditarmos que a aprendizagem é empírica, vemos o educando como uma tabua rasa preenchidas por suas vivencias e experiências. o currículo deveria oportunizar ao aluno aquilo que a escola supõe necessário, através de atividades assimiladas por meio de repetição.
Mas se acreditarmos na aprendizagem construtivista, vemos o aluno como ser único, inacabado onde o meio físico, social e cultural contribuem para o desenvolvimento do ser humano, o currículo deve considerar as particularidades de cada educando bem como suas necessidades.
2- Já estudamos as três primeiras unidades do livro-base. Apresente, em linhas gerais, uma síntese de dos estudos feitos até aqui. O que caracterizaria as perspectivas tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo?
Diante do exposto é possível constatar que nas primeiras teorizações sobre o currículo, este teve papel puramente burocrático e mecânico, com questões relacionadas a procedimentos, técnicas, métodos e avaliação, comparando a escola a uma empresa. As teorias tradicionais se apresentam, assim, como neutras, científicas e desinteressadas, já que os saberes dominantes representam a existência do que ensinar e as técnicas existentes, já definidas cientificamente, servem justamente para que o