Ad Hoc
Na rede ad hoc, também conhecida como MANET (Mobile Ad hoc NETwork), os dispositivos são capazes de trocar informação diretamente entre si.
Ao contrário do que ocorre em redes convencionais, não há pontos de acesso, ou seja, não existem estações de suporte à mobilidade e os nós dependem uns dos outros para manter a rede conectada. Por esse motivo, redes ad hoc são indicadas principalmente em situações onde não se pode, ou não faz sentido, instalar uma rede fixa.
Os nós de uma rede ad hoc podem se mover arbitrariamente. Deste modo, a topologia da rede muda frequentemente e de forma imprevisível. Assim, a conectividade entre os nós móveis muda constantemente, requerendo uma permanente adaptação e reconfiguração das rotas. Associado a esse facto, limitações de bandwidth e de energia das baterias dos nós torna o roteamento, principalmente o multiponto, em redes ad hoc um desafio.
O uso de redes ad hoc tem vantagens tais como a sua instalação rápida, redes ad hoc podem ser estabelecidas dinamicamente em locais onde não haja previamente uma infraestrutura instalada, tolerância a falhas, a permanente adaptação e reconfiguração das rotas em redes ad hoc permitem que perdas de conectividade entre os nós possam ser facilmente resolvidas desde que uma nova rota possa ser estabelecida e a mobilidade. Mas também têm as suas desvantagens como o roteamento, a mobilidade dos nós e uma topologia de rede dinâmica contribuem diretamente para tornar a construção de algoritmos de roteamento um dos principais desafios em redes ad hoc e elevada taxa de erros.
As redes ad hoc são classificadas como redes de comunicação direta e redes