Segurança em Rede Ad-Hoc
Dalhanges Souza Silveira
Sistemas de Informação
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (FACENSA)
Gravataí - Brasil
Resumo—Este artigo apresenta os problemas de segurança de redes sem fio Ad Hoc bem como os métodos de ataque.
Discutindo soluções de proteção e prevenção com a finalidade de evitar que invasores causem danos aos usuários conectados à rede e seus respectivos dados.
Topologia de rede dinâmica: A topologia da rede está sempre mudando pelo fato dos nós serem móveis.
Energia limitada dos nós: Os equipamentos dependerão de baterias para funcionar, o que pode ocasionar uma falha na comunicação quando terminar a energia de um nó [2].
Palavras chave-ad hoc; segurança;
I.
INTRODUÇÃO
As redes sem fio são mais inseguras que outros tipos de rede pelo simples fato de que a transmissão ocorre pelo ar. Para se ter acesso basta o invasor estar no raio de alcance do sinal dela, já em uma rede por cabos o invasor teria que estar conectado no mesmo switch. Existem diversas maneiras de restringir o acesso de usuários não autorizados [1]. São usadas algumas técnicas de criptografia para bloquear as redes sem fio: WEP, WPA, WPA2.
Nas redes Ad Hoc é mais difícil controlar a segurança por não ter um centralizador e cada nó da rede desempenha todas as funções necessárias para o tráfego das informações. Na seção II será apresentado o conceito das redes Ad Hoc e suas características, na seção III as questões de segurança como vulnerabilidades, as principais formas de ataque e métodos de proteção e prevenção e na seção IV a conclusão.
II.
REDES AD HOC
Redes sem fio que não possuem nenhum tipo de infraestrutura são chamadas redes Ad Hoc. É uma rede ponto-aponto que permite mais de dois equipamentos por não ter a restrição da porta de rede, desde que os equipamentos tenham a capacidade de fazer o papel do roteador [1].
A. Características
As redes Ad Hoc possuem características que