Ad 9
O conceito de polis é o conjunto de pessoas em um mesmo lugar, onde se forma uma cidade, com o senso de comunidade de pessoas livres com direitos inegociáveis a isonomia onde todos são iguais perante a lei independente de classe social e isegoria direito de expor e discutir suas opiniões em público sobre o que a cidade deve ou não fazer.
Civitas é uma palavra de tradução latina, podemos considerar segundo o texto que tem o mesmo significado da palavra polis de origem grega, onde na palavra civitas já se abrangem mais ao ente público.
República já podemos considerar a forma de administrar a polis /civitas onde se considera ser um negócio público dirigido por um ente público populus romanus que é livre, igual a todos e nascido em roma .
2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.
Podemos explicar o despotismo como uma forma de governo, onde a autoridade fica sobre a responsabilidade de uma única pessoa, e é dela que sai todas as ordens e leis para a população, seu poder é hereditário ou seja passa de pai para filho, onde esse filho será sempre o mais velho desde que seja homem, no caso de o filho mais velho seja mulher passará ao segundo filho se for homem. Também podemos considerar o poder patriarcal uma forma de despotismo onde o pai é a figura forte que detém o poder sobre todos, pois é dele a terra para se trabalhar, as riquezas, o poder militar para fazer guerra e se defender. Onde se é muito semelhante ao podes do despotismo real dos imperadores.
3. Por que se atribui aos gregos e romanos a invenção da política? Que novas características eles acrescentaram às noções de autoridade e poder?
É atribuída a invenção da política pelos gregos e romanos pois eles foram os primeiros a separar três aspectos muito importantes, o primeiro é que eles deram um fim a então luta sobre quem é o dono da terra o rei ou o proprietário dando início ao que podemos falar de noção de