1956 10089 1 PB
Ferramentas free para teste de software: um estudo comparativo*
Free tools for software testing: a comparative study
Resumo
Wanessa Mariana Silva1
Angélica Toffano Seidel Calazans2
O presente trabalho tem por objetivo identificar ferramentas free para teste de software, analisar e contextualizar sua atuação no processo de teste.
Para isso, demonstrou-se a importância do ato de testar para garantir a melhor qualidade de um software e conceituou o processo de teste e suas fases.
Identificaram-se algumas ferramentas gratuitas existentes no mercado, suas características e funcionalidades em um estudo comparativo. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e, como instrumentos de coleta de dados, utilizou a pesquisa documental e questionários semiestruturados para obter a percepção de técnicos de teste sobre as ferramentas. O método adotado foi o estudo de caso e, para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A pesquisa identificou que, das ferramentas estudadas, algumas possuem estudos sobre sua aplicabilidade. O estudo demonstrou que, segundo a percepção dos participantes, parte das ferramentas avaliadas possui recursos eficientes e atende aos objetivos propostos.
Palavras–chave: Teste. Ferramentas de testes free. Processo de teste.
Abstract
* Artigo recebido em 25/06/2012
Aprovado em 27/08/2012
1
Estudante universitária na instituição Centro
Universitário de Brasília - Uniceub, cursando o terceiro semestre do curso de Análise e desenvolvimento de sistemas. Participante do Projeto de Iniciação Científica-PIC.
2
Doutorado em Ciência da Informação pela
Universidade de Brasília (2008) e mestrado em
Gestão do conhecimento e TI pela Universidade Católica de Brasília (2003). Atuou 28 anos como especialista da Caixa Econômica Federal e atualmente é professor titular do Centro Universitário de Brasília-UniCEUB.
This study aims to identify tools for free software testing, analyze and contextualise their