ad 1 literatura na formação do leitor
Leia os excertos abaixo e responda às perguntas formuladas de modo a permitir uma associação com a concepção de leitura que pareça mais sugestiva, justificando sua resposta de modo coerente.
1. Qual ioga, qual nada! A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta, dos Lusíadas. Mário Quintana (poeta).
(Veja a referência ao poema de Camões, feita por Quintana, texto 27 acessível em http://www.dominiopublico.gov.br/search.htm?query=os+lus%EDadas&Botao=Enviar&maxResults=10000&Search = Use a imaginação e tente fazer o exercício aeróbico que o poeta propõe...!)
2. Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação! Clarice Pacheco (criança de 13 anos)
3. Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro. Henry Thoreau (filósofo)
4. Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história. Bill Gates (empresário criador da Microsoft)
1.1) a concepção reduzida de leitura: excerto número: 1
Nesta passagem do poema de Mario Quintana percebe-se que o autor reduziu a leitura a um simples exercício físico que auxilia na respiração, mas, no entanto o ato de praticar a leitura vai além de uma simples decodificação de palavras.
1.2) a leitura e a concepção de leitor: excerto número: 3
Neste excerto percebe-se que a leitura pode transformar a vida do leitor, pois a partir, de uma boa leitura de um bom livro, o sujeito pode se posicionar, ou melhor, agir criticamente dentro do mundo que o cerca.