Recursos Humanos
ATIVIDADE SEMANAL 02
DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS DE APOIO AO PEQUENO EMPRESÁRIO
GRUPO: LAYSA MERY DA SILVA
MÁRCIA CRISTIANA DA SILVA
MARIA IOLANDA DA SILVA
BEZERROS – PE
2013
ATIVIDADE SEMANAL 02
Como vimos no decorrer da competência 02, existem várias instituições dispostas a ajudar as iniciativas empreendedoras do microempresário, sendo estas financeiras ou não financeiras. Optamos, portanto por uma instituição financeira para destrincharmos nossa pesquisa de campo: o Banco do Brasil, agência localizada na cidade de Bezerros-PE, no centro da cidade.
Fomos recebidas pelo assistente de negócios do Banco do Brasil, José Sérgio Rodrigues da Silva. Ele expôs os programas que a instituição oferece para os que querem empreender seu negócio e ainda explicou em um breve esquema os produtos BB para os microempresários (este está em anexo I).
O Banco do Brasil tem vários programas de apoio ao pequeno empresário. Um dos mais conhecidos é o programa de Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), cujo objetivo é apoiar o empreendedorismo e estimular a geração de empregos com foco em pequenos negócios.
O público do programa é composto por pessoas físicas empreendedores informais, empresários individuais formalizados e microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 120 mil. As linhas de crédito são especificamente voltadas para o segmento de menor renda, com taxas de juros de 0,64% ao mês, teto de R$ 15 mil, prazo até 36 meses e tarifa de abertura de crédito (TAC) de 1%. Não há incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). As microempresas e os empreendedores individuais formalizados serão atendidos pela nova linha de crédito BB Microcrédito Empreendedor PJ e os empreendedores informais poderão contratar o BB Microcrédito Empreendedor PF. Isso significa que a assistência creditícia é voltada para costureiras, cabeleireiras, sapateiros, artesãos, enfim, quaisquer