Estoque na Logística, Ferramenta de Gestão e Custeio
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/396351-ACIDENTE-DE-TRABALHO--A-IMPORT%C3%82NCIA-DA-PREVEN%C3%87%C3%83O-(10'13%22).html
Especialistas afirmam que, quando o assunto é saúde e segurança do trabalhador, a máxima "prevenir é melhor do que remediar" pode ser traduzida como "gastar menos é melhor do que gastar mais". É uma pena que o Brasil as empresas ainda não deem a verdadeira importância para essa prevenção. Claro, que muitas empresas se preocupam com isso e procuraram implantar politicas de prevenção de acidentes e obtiveram resultados bastante satisfatórios, tanto em relação ao aspecto econômico quanto no estimulo dos trabalhadores. Essa política de prevenção de acidentes de trabalho visa preservar o patrimônio humano e material, promovendo a saúde, proteção e a integridade física dos trabalhadores, em seu local de trabalho.
A técnica em segurança Leila Moreira afirma que, no Brasil, ainda não existe uma cultura de prevenção de acidentes por parte da maioria do empresarios.” Muitas empresas, infelizmente, ainda não investem em programas de prevenção por não encararem isso como investimento. O dinheiro gasto em prevenção, eles acham que isso é mais um custo, não um investimento. Nós sabemos que a melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. O acidente leva à despesa com advogado, perda de tempo, de material, prejuízo na produção, e sabemos também de casos de empresas que, por uma ação judicial que ela sofreu, ela teve que fechar. Então, se tivesse feito esse investimento, se tivesse melhorado os processos, investido em segurança, eles não teriam que ter fechado as portas."
Os fatores que dificultam a prevenção de acidentes de trabalho são muitos: contratação sem carteira assinada, rotatividade de mão de obra, terceirização.