Fichamento
LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS
TÓPICOS TEÓRICOS EM ESTUDOS LITERÁRIOS
SANDERSON REGINALDO DE MELLO
FICHAMENTO
LITERATURA E SOCIEDADE
JÉSSICA CAROLINE SCHENATTO
PALMAS 2014.
1. A literatura tem um poder maior que o espaço, mais forte que o tempo, ela guarda ações e reações humanas capazes de influenciar gerações movimentar massas e transformar consciências. A literatura reflete como espelho as vontades, as expectativas e as contestações de um povo, de uma nação. Como no trecho, “Na verdade, a literatura tem em geral surgido em estreita conexão com dadas instituições sociais; e, na sociedade primitiva, somos até capazes de destrinçar poesia de entre o ritual, a magia, o trabalho, o folguedo. A literatura, além disso, tem uma função social – ou > –, que não pode ser puramente individual.” (pg. 113). O povo sempre pode expressar e observar seus pensamentos através da literatura, por essa razão ela é tão importante, necessária e atual. Provendo desde os tempos remotos e primitivos.
2. É através da literatura que o homem descobre outra possibilidade de ser e de fazer um mundo melhor, mais humano sem erros, que nos apresenta através de seus textos. A literatura não tenta produzir um conceito harmonioso, mas sim cada vez mais uma função critica e contestadora, “Tais críticos não são apenas estudiosos de literatura e da sociedade, mas também profetas, mentores, propagandistas do futuro; e é-lhes difícil manter essas duas funções”. (pg. 114).
3. A literatura reflete as relações do homem com mundo e com os seus semelhantes. Na medida em que elas se transformam historicamente, a literatura também se transforma, pois é sensível às peculiaridades de cada época, aos modos de encarar a vida, de problematizar a existência, de questionar a realidade, de organizar a convivência social, etc. “A literatura não é realmente um reflexo do processo social, mas sim a essência, o resumo e o sumário de toda a