Recomendações para paciente com Diabetes Mellitos
1. Fracionar a alimentação em 3 refeições principais ao dia (café da manhã, almoço e jantar), intercalando uma fruta ou iogurte diet entre estas refeições, evitando assim, longos períodos em jejum.
2. Substituir os produtos refinados por integrais, por serem ricos em fibras, ajudam a controlar a glicemia, porque são digeridos e absorvidos mais lentamente pelo organismo. Ex: substituir o pão e o arroz branco pelo integral.
3. Não consumir varias frutas ao mesmo tempo, pois elas também contem frutose que e glicose (açúcar) e podem fazer a glicemia subir rapidamente. Fracione as frutas durante seu dia preferindo aquelas com menor teor glicêmico,
4. Evite o consumo de suco de fruta, pois e sempre diluí-lo em água e acabam perdendo as fibras e elevam a glicemia, por serem rapidamente absorvidos, prefira consumir a fruta in natura que contem as fibras necessárias para uma absorção mais lenta da glicose.
5. Não consumir refrigerantes, doces, mel, açúcar mascavo, pois são carboidratos simples aumentando rapidamente a glicemia.
6. Usar produtos diet com moderação, pois estes alimentos podem ser assim considerados “DIET” pela redução de gordura, por exemplo, mas contem em sua composição o açúcar e podendo estar em taxas bem elevadas para compensar a falta da gordura. 7. Evitar bebidas alcóolicas,contém açúcar e são bastante calóricas.
8. Evitar misturar numa mesma refeição alimentos como: macarrão, batata, arroz, farofa; utilize um deles por vez, pois estes são fontes de carboidrato sendo assim ricos em glicose podendo aumentar a glicemia se consumidos juntos.
9. Beba bastante água. O organismo necessita, em média de 6 a 8 copos por dia.
10. Praticar uma atividade física, pois e ela contribui para uma melhor captação da glicose pelas células, melhora da circulação sanguínea, o que no paciente diabético é por vezes prejudicado.
____________________________________ Acadêmica