Acumulação Capitalista
Data: 16/09/2013 3º semestre B
Professor: Kayobi Vargas
Alunas: Larissa Marambaia e Jaqueline Andrade
Estudo Dirigido de Economia Política
(“1ª) Construa um quadro comparativo, com base no texto, sobre “ Por que há ricos e pobres”, na visão Neoclássica e Marxista. Após essa construção, explique as principais diferenças entra as duas.
QUADRO COMPARATIVO
NEOCLÁSSICA
Cada um é responsável por si, o seu valor no mercado corresponde sobre o que é oferecido por o empregado, uns tem a sabedoria de economizar enquanto outros gastam tudo o ganham sendo uma das diferenças de trajetórias econômicas.
Os marginalistas não acreditam que o meio social onde o individuo nasce faça diferença na sua trajetória econômica e por isso eles criaram o “Capital Humano”, ou seja, a escolaridade do individuo. Se este investe em seus estudos é caracterizado como “rico” e os que não podem, pois tem que trabalhar para sobreviver é os “pobres”.
MARXISTA
Diz que a desigualdade da repartição de renda é o motivo da existência das classes sócias. Que é a burguesia e o proletariado, onde na burguesia só faz parte pessoas com altas rendas e por isso tem melhores condições de vida e tem o poder exercer dentro do seu local de trabalho mandos e desmando. Ela também compra a força de trabalho do proletariado e tem o monopólio dos meios de produção.
Já o proletariado são os que vendem a força de trabalho para sua sobrevivência e de sua família ganhando baixos salários e tem o acesso ao produto social e seu nível educacional é inferior do da burguesia.
Onde se subentende que a burguesia são os ricos e o proletariado os pobres.
DIFERENÇAS ENTRE
NEOCLÁSSICA
OS INDIVIDUOS SÃO RESPONSAVEIS PELOS SUCESSOS E INSUCESSOS ECONOMICOS.
UNST TRABALHAM MAS TEM A CONCIENCIA DE ECONOMIZAR, OUTROS GASTAM TUDO O QUE GANHAM.
OS INDIVIDUOS SÃO PROPRIETARIOS DOS FATORES DE PRODUÇÃO.
UNS PODEM INVESTIR NOS ESTUDOS E OUTROS TEM QUE