Actividades Fisicas e Desportivas
A especialização precoce e a exclusão ou abandono precoces…………………………….
Causas da especialização precoce……………………………………………………………………….
Treino com adultos vs. Treino com jovens………………………………………………………….
Abandono prematuro da prática desportiva……………………………………………………….
A violência vs. espírito desportivo………………………………………………………………………..
Espirito desportivo………………………………………………………………………………………………
A dopagem e os riscos de vida e saúde………………………………………………………………..
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………
Bibliografia………………………………………………………………………………………………………….
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Educação física, o tema do trabalho é a atividade física desportiva. No meu trabalho é abordado quatro temas –A especialização precoce e a exclusão ou abandono precoces, a dopagem, a violência e a corrupção e a verdade desportiva qual estão interligados ao tema principal em que tudo interage com o desporto e a atividade física.
A especialização precoce e a exclusão ou abandono precoces
O desporto, enquanto espetáculo profissionalizado, tem como que uma dimensão real de poder e de domínio. Muitas das chamadas “doenças” do desporto moderno, seja qual for o seu nível de prática, são atribuídas à importância excessiva que é dada às vitórias por aqueles que nele se encontram envolvidos. A especialização precoce:
Podemos considerar várias fases na carreira de um desportista de competição: Iniciação: dos 6 aos 10 anos; Formação atlética: dos 11 aos 14 anos;
Especialização: dos 15 aos 18 anos. Fase em que começa a especializar-se numa modalidade desportiva ou disciplina (por exemplo, salto em altura);
Alto desempenho: dos 19 anos em diante;
Quando se fala em especialização precoce, pretende-se, obviamente, afirmar que o treino acontece antes do tempo próprio, ou seja, de uma forma prematura.
Quando falamos em treino precoce, referimo-nos a um treino