Hábitos Desportivos dos Jovens do Interior Norte e Litoral Norte de Portugal
Projeto de Metodologias de Investigação
Indíce
1. RESUMO
Os principais objectivos deste trabalho são a caracterização da prática desportiva dos jovens do Interior Norte e Litoral Norte de Portugal e saber quais os factores que levam à prática e não prática dos jovens destas duas regiões. Verificar a existência de uma relação entre os hábitos desportivos e a localização geográfica. Para o presente estudo consideramos: Interior Norte os concelhos de Vila Real e Bragança; Litoral Norte os concelhos de Porto e Viana do Castelo.
Para uma melhor credibilidade dos dados sugerimos que o estudo seja aplicado a 634 estudantes do Ensino Secundário das escolas públicas das duas regiões por nós definidas, dos quais 367 (57,9%) são do sexo masculino e 267 (42,1%) são do sexo feminino.
Com o objectivo de avaliar os hábitos desportivos dos jovens, utilizou-se o questionário desenvolvido por Santos, Fernandes & Maia (2009).
Para a análise dos dados recolhidos, utilizamos o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) versão 15.0 for Windows®, para proceder ao tratamento estatístico dos dados.
Os resultados da revisão da literatura segundo Santos et al. (2009) envidenciam uma superioridade da prática desportiva pelos estudantes do ensino secundário no Litoral Norte relativamente aos do Interior Norte de Portugal Continental.
Palavras – Chave:
Prática Desportiva, Jovens, Interior Norte, Litoral Norte.
2. INTRODUÇÃO
A atividade física feita de forma continua e programada proporciona-nos vários benefícios biológicos como psicológicos desde o ganho de força física, incremento da capacidade cardio-respiratória, diminuição da pressão arterial, doenças coronárias, retardamento e prevenção do aparecimento de diabetes, da osteoporose, da obesidade, da hipertensão, redução da ocorrência de certos tipos de cancro, melhoria da