Importância das Dietas Restritivas
No Brasil o órgão responsável para regulamentação de alimentos diet e light é a Anvisa, segundo esse órgão, a legislação Brasileira tem como referencia o Codex Alimentarius, esse órgão é internacional de normatização de alimentos. Segundo uma empresa de marketing, ACNielsen, estes produtos estão deixando de se “nicho de mercado” e vem ganhando grande escala. Os produtos estão sendo barateados e a população de baixa renda já pode incluir esses produtos na sua sexta básica.
Pensar numa alimentação com necessidades restritivas não é nada fácil, até porque, a maioria das pessoas não sabe a diferença entre um produto diet e light, desde modo, as pessoas tem dificuldades em buscar nos rótulos de tais produtos os nutrientes que podem ser ingeridos.
Por em prática uma alimentação restritiva, também necessita de um profissional da nutrição para uma orientação a reeducação alimentar, só que isso é mais um orçamento a mais no bolso do assalariado, uma alimentação, por exemplo, sem glutén, é algo muito complicado para por em prática, seria necessário alterar os hábitos alimentares uma mudança drástica na alimentação do dia-a-dia, precisaria de uma dieta balanceada calculada pelo nutricionista. Portanto, deveria ser projeto de Governo uma ação de promoção à saúde e prevenção de doenças causadas a má alimentação, uma reeducação alimentar que proporcionasse as pessoas mais discernimento em relação aos produtos, e principalmente a prevenção das doenças, pois, a profilaxia deveria ser mais importante que a indicação e tratamento.