A anorexia nervosa e seus precursores
Os padrões estéticos da modernidade afetam, direta ou indiretamente, as relações sociais. De certo modo, o mundo da moda influencia e é influenciado pelos padrões de beleza, num ciclo que se auto-alimenta, produzindo-se e sendo copiado pelas pessoas.
Sabe-se que uma alimentação adequada é inerente ao desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes. Porém, infelizmente, hoje é muito comum jovem, principalmente do sexo feminino, apresentarem vários e sérios transtornos de comportamento alimentar, dos quais, um que se destaca é a anorexia nervosa. Embora possa se manifestar em diferentes idades, independente de sexo, sua maior incidência é em mulheres jovens, na maior parte entre 12 e 16 anos.
Quem sofre de um transtorno de comportamento alimentar, além de passar por um enorme mal estar psicológico, ter danos físicos às vezes irreparáveis e impossibilidade de uma vida social saudável, pode morrer.
A valorização de um corpo magro é explícita; em revistas de moda, por exemplo, o que se encontram são modelos extremamente magras. Essa imagem é tida como atrativa, passando a ser o padrão feminino da beleza, na atualidade. Assim, todas as mulheres querem ser atraentes, bonitas e, portanto, todas querem ser magras.
Considerando a importância e a freqüência com que ocorrem casos de distúrbios alimentares, o presente trabalho tem como objetivo estudar a relação entre os padrões estéticos atuais e o desenvolvimento de um quadro de Anorexia Nervosa.
2. FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA A anorexia nervosa é um transtorno de comportamento alimentar que afeta, principalmente, jovens do sexo feminino; sendo responsável por um grande mal estar psicológico, danos físicos às vezes irreparáveis, impossibilidade de uma vida social saudável e, em casos extremos, pode levar ao óbito. Segundo o artigo “A auto-imagem corporal na anorexia nervosa: uma abordagem sociológica”, disponível no site Scielo, a anorexia,