Construtivismo / filme patch adams – o amor é contagiante

326 palavras 2 páginas
Comparação - Educação Tradicional com Educação Construtivista
Filme: Patch Adams – O amor é contagiante

Construtivismo é uma teoria que explica como a inteligência humana se desenvolve pelas ações entre o indivíduo e o meio. Logo, vem a ideia de que o homem não nasce inteligente e também não sofre influência do meio em que vive sozinho, isto é, ele responde as consequências externas para construir seu próprio conhecimento. A educação tradicional, chamada atualmente como corrente pedagógica contemporânea, talvez represente a Pedagogia mais elaborada, por constituir-se em uma aproximação integral de um movimento histórico e cultural de maiores dimensões.
No filme - Patch Adams: O amor é contagioso; Um estudante de medicina utiliza método diferentes para cuidar de pacientes em hospital, fazendo com que eles riam, aprendam de um jeito especial. Com muito humor e irreverência ele conquista simpatias. Aos poucos o ambiente hospitalar adquire novo aspecto e o estudante vai conquistando crianças e adultos, ao ponto desta relação alegre e carinhosa do médico com os pacientes tornar-se essencial para o sucesso no tratamento de alguns ou minimizar o sofrimento de outros. O filme mostra que o conhecimento se faz presente de maneira absoluta, representando o aprendizado como ele é, numa questão de adaptação do organismo a seu meio ambiente. Assim, o médico (professor) modela suas ações e operações conceituais com base nas experiências e vidas dos pacientes, tendo como resposta um excelente resultado que se mantém com este meio. Os pacientes constroem o conhecimento interagindo de forma ativa com o meio ambiente, absorvendo o que se vê, ouve, sente, toca ou lê.

Conclusão: De um modo geral, o filme faz uma visão construtivista que valoriza a transmissão de ações, tendo a linguagem, a sensibilidade e os sentimentos de seus pacientes como foco e enfatizando o doar-se, aprender sentindo. A mensagem que Patch Adams passa no filme, mostra vários

Relacionados