Doenças nutricionais
Termo coletivo usado para transtornos nutricionais (resultado de fraca assimilação ou utilização de alimento) e transtornos metabólicos (resultado de metabolismo pobre ou anormalidade enzimática hereditária).
Doenças nutricionais são aquelas que se originam, mantém-se em sua evolução ou curam-se pela ação da alimentação balanceada, ex: carências vitamínicas, carências ferroprivas, que se curam quase exclusivamente com a alimentação.
As alterações da nutrição podem ocorrer por diversos motivos como uma ingestão inadequada de nutrientes, por maus hábitos alimentares persistentes, ou a conseqüência de perturbações da digestão, absorção, utilização ou excreção.
DESNUTRIÇÃO PROTEICO - ENERGÉTICA
- Redução de massa muscular e adiposa.
- Mais comuns em idosos e crianças menores de cinco anos, causando atraso no crescimento e desenvolvimento.
- Apresenta-se de forma leve, moderada ou grave.
- Comumente associado à infecção.
ANOREXIA NERVOSA
Anorexia: redução ou perda de apetite (Dic. Aurélio).
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado a um temor intenso de ganhar peso. Trata-se de uma perturbação significativa na percepção da forma e/ou do tamanho do esquema corporal, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência.
Estudos apontam para uma predisposição genética no desenvolvimento da anorexia. Parentes de primeiro grau de pacientes com anorexia exibem um risco de aproximadamente 8 vezes maior de apresentar a doença do que a população geral.
Tipo Restritivo: A perda de peso é conseguida através de dietas, jejuns ou exercícios excessivos.
Tipo Compulsão Periódica/Purgativo. O paciente se envolve regularmente em compulsões de comer seguidas de purgações. A maioria dos pacientes com Anorexia Nervosa que comem compulsivamente também faz purgações mediante vômitos auto-induzidos ou uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas.