Actividade Pr Tica Laboratorial
Sintetizar o sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado e obter o rendimento da reação.
H2SO4(aq)+CuO(aq)+4H2O(l)→CuSO4.5H2O(s)
O sal obtido classifica-se como um sal complexo hidratado. O sal formado, solúvel em água, é precipitado adicionando etanol, solvente que diminui a solubilidade do sal na água.
Introdução teórica
Na Natureza não se encontram substâncias 100% puras, pelo que o número de moles de reagentes nunca corresponderá exatamente ao número de moles de produto, devido ao seu grau de impureza. Por outro lado, existe reagente limitante, que é aquele que existe em menor quantidade em relação à estequiometria.
A estequiometria de uma reação química é o estudo quantitativo das relações entre quantidades de reagentes, de produtos e baseia-se em dois princípios fundamentais:
Lei de Lavoisier (Lei da conservação da massa): Num sistema fechado, durante uma reação química, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos da reação.
Lei de Proust: Estabelecimento de relações entre várias quantidades de reagentes e produtos da reação em termos de massa, quantidade de substância (número de moles) e volume.
Os sais são compostos químicos que das ligações entre um catião e um anião. Os sais complexos têm cores muito vivas (como o Sulfato de Tetraaminocobre (II) Mono-hidratado de cor azul-violeta) e desempenham papéis importantes na vida dos seres vivos, na indústria, na agricultura, na medicina, etc.
O sulfato de cobre (II) penta-hidratado (CuSO4.5 H2O) é um sal complexo e um sólido cristalino, de cor azul escura, que forma cristais. A sua aplicação mais usual é como fungicida, usada no combate ao míldio das videiras. Para além de fungicida, o sulfato de cobre é também um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à água para evitar o crescimento de microrganismos, nomeadamente algas e fungos. É ainda utilizado nas misturas para conservação de madeiras de construção, em tinturarias e como produto intermédio em