FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS revisao av1
REVISÃO PARA A AV1
Iremos refletir sobre:
Os conceitos sócio-antropológicos de indivíduo e sociedade e o método de pesquisa das Ciências Sociais.
A abordagem antropológica da cultura. A formação do pensamento político e do estado moderno.
O pensamento científico moderno e o surgimento do positivismo.
O OBJETO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Assim, o objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
“O homem faz a sociedade, ou a sociedade faz o homem?”
A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS
“Sem dúvida temos consciência, ao mesmo tempo, de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade. Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros.” (Elias, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos, pg. 67).
O método de pesquisa em Ciências Sociais
AS CIÊNCIAS NATURAIS
A matéria prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 17)
AS CIÊNCIAS SOCIAIS
A matéria prima das Ciências Sociais, assim, são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator.
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).
A ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA CULTURA
O CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA
Segundo Edward Tylor, em seu trabalho intitulado Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e