Actividade Física
Trabalho realizado: João Lourenço nº8 11GPSI
Disciplina: Educação Física
Modulo: 14
Índice
Introdução
Neste trabalho irei falar da actividade física e contextos de saúde.
Irei identificar sinais de fadiga, inadaptação à exercitação prática, riscos para a saúde, etc.
Também irei falar da actividade física actual, como também ao longo dos tempos.
Fadiga
A palavra fadiga é usada cotidianamente para descrever uma série de males subjectivos.
A fadiga possui três formas; uma se manifesta como uma incapacidade muscular local para desenvolver um trabalho e a outra se manifesta como uma sensação abrangente de falta de energia, corporal ou sistémica. Devido a estas duas facetas divergentes de sintomas de fadiga, tem sido proposto que as causas da fadiga sejam encaradas sob perspectivas "central" e "periférica".
Processos de controlo do esforço e sinais de fadiga
O corpo humano sente-se bem com o movimento, porque este do prazer e estimula a criatividade. A nível médico, o exercício estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos tecidos nos músculos e nos ossos; também alivia a fadiga provocada pela tensão nervosa e pela vida sedentária. Mas os benefícios estendem-se ainda a outros campos, pois o exercício é também um instrumento poderoso para a prevenção e tratamento de doenças.
Sinais de Fadiga
A fadiga é um problema que atinge o nível físico e mental. Os causadores da fadiga são o trabalho físico e o trabalho mental, a má alimentação (pobre em nutrientes), falta de exercício físico, falto de repouso (dormir mal), problemas respiratórios, stress, etc.
A fadiga é um problema que poderá causar depressões e esgotamentos podendo provocar a morte. Hoje em dia, este problema é um diagnóstico comum em medicina geral e não se especifica só a uma determinada doença ou transtorno, e é uma das