Actividade fisica
Curso Profissional
Módulo Nº. 5 – ACT. FIS/ CONTEXTOS E SAÚDE
O módulo de ACT. FIS/ CONTEXTOS E SAÙDE pretende transmitir aos alunos uma série de competências essenciais para que estes atinjam com sucesso as competências definidas na planificação modular que foi entregue aos discentes no início do módulo.
Segundo o Programa da disciplina de Educação Física:
Nível Introdutório – o aluno:
Relaciona Aptidão Física e Saúde e identifica os factores associados a um estilo de vida saudável, nomeadamente o desenvolvimento das capacidades motoras, a composição corporal, a alimentação, o repouso, a afectividade e a qualidade do meio ambiente;
Conhece e interpreta factores de saúde e risco associados à prática de actividades físicas, tais como lesões, substâncias dopantes e condições materiais, de equipamentos e de orientação do treino, utilizando esse conhecimento de modo a garantir a realização de actividade física em segurança;
Identifica fenómenos associados a limitações das possibilidades de prática das Actividades Físicas, da Aptidão Física e da Saúde dos indivíduos e das populações, tais como o sedentarismo e a evolução tecnológica, a poluição, o urbanismo e a industrialização, relacionando-os com a evolução das sociedades.
Actividade Física
Nos tempos primitivos o homem era obrigado a recorrer ao seu corpo para satisfazer as suas necessidades básicas de alimentação e de segurança, de modo a poder, desta forma, garantir a preservação da sua vida e consequentemente da sua espécie. Deste modo, as diferentes actividades humanas recorreram, sobretudo, à utilização da força muscular. Assim, o Homem exercitava naturalmente o seu corpo, tendo, desta forma, desenvolvido e aperfeiçoado uma grande variedade de habilidades corporais.
A invenção de instrumentos e máquinas conduziu a que uma parte significativa das destrezas corporais deixasse de ser indispensável à sobrevivência humana.
Podemos definir actividade física