Relatório Transformadores
O objetivo deste experimento é demonstrar que é possível usar transformações de impedância para desenvolver o circuito equivalente de um transformador real.Um circuito equivalente é útil na solução de problemas existentes com o rendimento e regulação em tensão de um trafo. Mais do que isso, este experimento tem como meta fundamental apresentar as características de um transformador elétrico.
2 – INTRODUÇÃO TEÓRICA
O funcionamento de um trafo é realizado pelo principio da indução mútua entre duas ou mais bobinas ou cctos indutivamentes acoplados.
Podemos destacar neste funcionamento a Lei de Faraday (a variação do fluxo magnético ao redor de uma bobina, induz nela uma tensão) e a Lei de Lenz ( a corrente induzida pela variação de um fluxo magnético cria também um fluxo magnético que tende a se opor à variação que a produziu. O circuito ligado à fonte de tensão alternativa ,Vin, é chamado de primário, é nele onde são recebidas as cargas de alimentação. O segundo circuito é chamado de secundário, Vout, é ele o responsável de fornecer energia para uma carga alternada, verifica-se isso em um diagrama simplificado conforme a figura 1.
1
Vac
T1
5
R L
Vs
Vp
4
8
D ia g r a m a d e u m t r a f o
Figura 1
Um transformador real, carregado produz uma pequena porção de fluxo nos enrolamentos primários e secundários, φ1 e φ 2 , respectivamente, além do fluxo mútuo, φm, como mostra a figura 2 abaixo. φm I1
Vin
φ1
φ2
Vout
ZL
Figura 2
O fluxo do primário, produz uma reatância indutiva primária XL1, e o fluxo do secundário, produz uma reatância indutiva secundaria XL2. Os enrolamentos primários e secundários são constituídos de condutores, que possuem uma certa resistência. A resistência interna do enrolamento primário é R1 e a do secundário é R2.
As resistências e reatâncias dos enrolamentos do primário e secundário, respectivamente, produzem quedas de tensão no interior do trafo, como