Relatorio de Transformadores
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA - DFI
TRANSFORMADORES
SÃO CRISTÓVÃO/SE
SETEMBRO de 2013
ANDRE LUIZ TRINDADE
FABIO LIMA FRANÇA
GABRIEL LIMA FIGUEREDO
LEVY SANTOS ALMEIDA
LUCAS SILVA FONTES
TRANSFORMADORES
Relatório referente à aula experimental da disciplina Laboratório de Física B, ministrada pela Prof. Roberto Saito, no Departamento de
Física da Universidade Federal de Sergipe.
SÃO CRISTÓVÃO/SE
SETEMBRO de 2013
1. INTRODUÇÃO
O funcionamento de um transformador é explicado através da Lei de Faraday da indução Eletromagnética. A lei de Faraday explica que quando um circuito é atravessado por uma corrente variável é produzida um campo magnético, e quando atravessado por um campo magnético variável é gerado uma corrente elétrica.
Um transformador consiste em um núcleo de ferro fechado sobre si mesma, no qual há um enrolamento primário e outro secundário que permite converter um valor de tensão para outro, de acordo com suas espiras acopladas.
~
V
P
S
NÚCLEO
V
Figura 1.1: Esquema de montagem de um transformador para registrar medidas de tensões no primário(P) e secundário (S).
No experimento ilustrado na Figura 1.1, a força eletromotriz é induzida em circuito quando o fluxo magnético através da superfície limitada pelo circuito varia com o tempo, conhecido como lei de Faraday da indução que pode ser escrito como a eq.
(1.1).
=−
(1.1)
Onde é a força eletromotriz, Φ é o fluxo magnético.
Se o circuito for uma bobina que consiste de N espiras idênticas concêntricas e se as linhas do campo atravessarem todas as espiras, a fem induzida será demonstrada pela eq. (1.2).
=−
(1.2)
A fem é aumentada pelo fator N porque todas as espiras estão em série, de modo que as fems nas espiras individuais se somam para dar a fem total. Seja
e
o
número de espiras no primário e no secundário, respectivamente, e sabendo que o fluxo