Relatório Transformador
Transformador
Aluna:
Priscila de Paula Silva – 11.1.8564
Professor:
Juan Carlos Galvis Manso
Turma:
Engenharia Elétrica – 6º Período
João Monlevade
11 de abril de 2014
Introdução
Um transformador é uma máquina elétrica destinada a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões, correntes e/ou modificando os valores da impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que se baseia nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz.
O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um
“caminho”, ou circuito magnético, que acopla essas bobinas. Essas bobinas são vários fios enrolados em torno de um núcleo ferroso, no qual por meio de indução eletromagnética elevam ou rebaixam o valor da tensão e recebem o nome de circuito primário e circuito secundário.
No circuito primário circula uma corrente alternada que faz gerar um campo elétrico magnético, e então, através da Lei de Faraday (lei da Indução Eletromagnética), é produzida uma corrente no circuito secundário que tem a mesma forma que a corrente que atravessa o circuito primário más com tensão alterada, para mais ou para menos, de acordo com um fator de proporcionalidade: a relação entre o número de espiras do primeiro circuito e do número de espiras do segundo circuito (N2/N1). A tensão do circuito secundário E2 (tensão de saída) é igual à tensão no circuito primário E1 (tensão de entrada) multiplicada pela fração N2/N1. Por necessitar de variação no fluxo magnético os transformadores só funcionam em corrente alternada.
Há uma variedade de transformadores em diferentes tipos de circuitos, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética.
Objetivo
Mostrar todos os tipos e aplicações do transformador, especificando as diferenças entre eles. Desenvolvimento
Aplicações
O transformador é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como