Acreditando na Acreditação Hospitalar
Auditoria em Contas Médicas e Hospitalares
Janaína Cagnani Brasileiro Perdoná
Acreditando na Acreditação Hospitalar
Poços de Caldas
2015
De acordo com a ONA (www.ona.org.br) Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Com caráter eminentemente educativo voltado para a melhoria contínua sem finalidade de fiscalização e/ou controle. Já o processo de acreditação hospitalar é conceituado como um método de consenso, racionalização e ordenação das instituições hospitalares e, principalmente, de educação permanente dos seus profissionais e que se expressa pela realização de um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente estabelecidos (BRASIL, 2002).
Partindo do preceito que a missão fundamental dos hospitais é atender seus pacientes da forma mais adequada devendo se preocupar com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência sempre buscando integração harmônica nas diferentes áreas internas (BRASIL, 2002). A acreditação hospitalar vem com a consciência de transformar o atendimento aos pacientes em experiência segura e aprazível, livre de danos em sua estada intra-hospitalar demonstrando sua importância em termos de qualidade. Genericamente, a perspectiva do cliente que se interna em um hospital, é obter diagnóstico da doença e tratamento adequado, ou seja, ter uma internação breve e sem intercorrências.
Devido à complexidade técnica, o cliente precisa ter a capacidade para avaliar a qualidade médico-assistencial. Este pode apreciar apenas o processo administrativo, o atendimento recebido durante a internação. A qualidade do serviço garante a satisfação do cliente, tanto comportamental, quanto de atitude, ou seja, ele está disposto a pagar mais pela qualidade e manter-se leal ao serviço em se tratando de instituição privada, em se falando de