Acoplamento
Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo – árvores. É uma conexão ou interação entre dois sistemas, mediante o que se transfere energia de um para outro. Para a mecânica e a engenharia mecânica, acoplamentos são usados para unir peças e transmitir potência.
Os acoplamentos podem ser fixos, elásticos e móveis. Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma única peça, alinhando as árvores de forma precisa. Por motivo de segurança, os acoplamentos devem ser construídos de modo que não apresentem nenhuma saliência. Um tipo de acoplamento fixo é o rígido com flanges parafusadas que é utilizado quando se pretende conectar árvores, e é próprio para a transmissão de grande potência em baixa velocidade. Outro tipo é o com luva de compressão ou de aperto onde a luva facilita a manutenção de máquinas e equipamentos, com a vantagem de não interferir no posicionamento das árvores, podendo ser montado e removido sem problemas de alinhamento. O tipo acoplamento de discos ou pratos é empregado na transmissão de grandes potências em casos especiais, como, por exemplo, nas árvores de turbinas. As superfícies de contato nesse tipo de acoplamento podem ser lisas ou dentadas.
Os acoplamentos elásticos tornam mais suave a transmissão do movimento em árvores que tenham movimentos bruscos, e permitem o funcionamento do conjunto com desalinhamento paralelo, angular e axial entre as árvores. Os acoplamentos elásticos são construídos em forma articulada, elástica ou articulada e elástica e permitem a compensação de até 6 graus de ângulo de torção e deslocamento angular axial. Existem 5 tipos de acoplamentos elásticos, no acoplamento elástico de pinos os elementos transmissores são pinos de aço com mangas de borracha, no acoplamento perflex os discos de acoplamento são unidos perifericamente por uma ligação de borracha