Acoplamentos
Elementos de Máquinas
Acoplamentos
Nome: Vitor Gouveia Alves
Professor: Rogério Felício dos Santos
Turma: MEC 2 NA
Data: 06/06/2013
Belo Horizonte
2013
1.1 – Definição
Acoplamentos são usados em máquinas para diversos fins, o mais comum dos quais é o seguinte: Para fornecer a conexão de eixos de unidades que são fabricadas separadamente, como um motor e gerador e fornecer para a desconexão de reparos ou alternâncias. Para fornecer o desalinhamento dos eixos ou para introduzir certa flexibilidade mecânica. Para reduzir a transmissão de cargas de choque de um eixo para outro. A introdução da proteção contra sobrecargas. Para alterar as características das unidades de vibração rotativa. Conforme mostra a figura abaixo:
Figura 01 – Eixos da máquina e do motor unidos por acoplamentos
2.1 – Tipos mais utilizados
São dividos em três grupos: rígidos, flexíveis e hidráulicos
2.1.1 – Acoplamentos rígidos
Não absorvem desalinhamentos, nem tampouco, os choques ou vibrações provenientes do funcionamento da máquina ou da partida do motor. Estes exigem que se faça um alinhamento 0-0 (zero - zero, perfeito) dos dois eixos acoplados, antes da partida do equipamento. Transmitem altas potências em baixas rotações (<400rpm) e conectam eixos longos.
Figura 02 – acoplamento rígido
2.1.2 – Acoplamentos flexíveis
Absorvem desalinhamentos, por isso possuem uma folga mínima (GAP), que é tabelada por fabricante. Eles dividem-se em:
a) Acoplamento de engrenagens
Os cubos dos eixos possuem a forma de engrenagens com dentes externos que se encaixam nos elementos de ligação (rígidos) de dentes internos.
Figura 03 – Acoplamentos flexível de engrenagens
b) acoplamentos de dentes arqueados
É uma variação dos acoplamentos de engrenagens. São flexíveis e não elásticos. A combinação luva de poliamida e cubo de metal apresenta um acoplamento sem manutenção durante o