Acoplamentos
Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixos-árvore. [pic]
Figura 267 – Uso de acoplamentos.
Os momentos de rotação são transmitidos pelos acoplamentos segundo os princípios de atrito e da forma. Para melhor visualizar isso podemos observar as figuras abaixo. A figura A está relacionada quanto ao princípio da forma, enquanto a figura B está relacionada ao princípio do atrito.
[pic] [pic]
Figura A Figura B
Figura 268 – Princípios da forma e do atrito.
Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotação (movimento de rotação e forças) de um eixo motor a outro elemento de máquina situado coaxialmente a ele.
[pic]
Figura 269 – Uso de acoplamentos.
Principio de Atuação dos Acoplamentos:
O momento de rotação (Md) é o produto da força (F) pela distância (L), sendo calculada pela fórmula:
[pic]
Para um mesmo momento de rotação a ser transmitido, a distância L é menor em um acoplamento pela forma (Figura 270) do que em um acoplamento por atrito, pois F (Força) precisa ser menor em um acoplamento por atrito (Figura 271). Podemos observar melhor através das figuras abaixo o comprimento L e o momento de rotação (Md).
[pic]
Figura 270 – Acoplamento pela forma.
[pic]
Figura 271 – Acoplamento por atrito.
Classificação dos Acoplamentos:
Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis. Os permanentes atuam continuamente e se dividem em rígidos e flexíveis. Os comutáveis atuam obedecendo a um comando. Os acoplamentos podem ser fixos (rígidos), elásticos e móveis.
Os acoplamentos fixos servem para unir árvores de tal maneira que funcionem como se fossem uma