Informática na educação
O escopo deste resumo direcionado a Informática educativa visa à utilização do computador como uma ferramenta didático pedagógica para as práticas educacionais nas escolas de todo pais diversificando os componentes curriculares, estimulando a descoberta e a quebra de paradigmas tanto do aluno quanto do professor, preocupando-se com eficácia da construção do conhecimento. Não basta saber utilizar bem as ferramentas, É desejável que os professores tenham um planejamento consistente e objetivo a fim de se alcançar resultados. É importante que seja definido as atividades em que os alunos possam utilizar o computador como recurso didático e pedagógico.
Quando se pensa em tecnologias logo associamos a computadores, vídeo, softwares e Internet. Porém, o conceito de tecnologia é muito mais abrangente. As Tecnologias são os meios, as ferramentas utilizadas para que os alunos aprendam. O giz que escreve na louça é tecnologia de comunicação que facilita e muito a aprendizagem. A forma de olhar, de gesticular, de falar com os outros, isso também é tecnologia. O livro, a revista e o jornal são tecnologias. O gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo também são tecnologias, todas de valor relevante para o ensino-aprendizagem.
Ensinar é construir formas de Ensinar é transmitir conhecimentos é absorver atitudes e atos do que está a sua volta. Segundo Tiago Lara, o homem se educa na medida em que responde a desafios. E fundamentado crença de que o computador tem um importante papel para a educação, isso nos leva a afirmação de que podemos usar a Informática como um agente facilitador do ensino aprendizagem e, mais precisamente o uso de softwares educativos, um programa que ensina e diverte ao mesmo tempo. Software Educativo é todo programa de computador desenvolvido com a finalidade de colaborar como o processo ensino aprendizagem, fazendo associação de um rico conteúdo didático com um programa que ensine e divirta ao mesmo tempo, José A.