aconteceu
Aviltamento do Marxismo pelos Oportunistas
1. Polemicas de George Pleklanov com os Anarquistas
Consagrou as relações entre anarquismo e socialismo como uma brochura especial. Compreendidas em 2 Partes : Historico- literário e sofistico: grosseiro raciocínio que tente a insinuar que nada diferencia os anarquistas de um bandido.
Anarquismo -> querem a supressão completa do Estado, de um dia para o outro, sem compreender as condições que a tornam possíveis.
Socialismo -> Destruição do Estado após a destruição das classes sociais.
2. Polemica de Karl Kautsky com os oportunistas
Defendia as ideias do proletariado revolucionário.
O oportunista Eduard Bernstein acusava o marxismo de Blanquismo (um movimento doutrinário e ativista a favor da Republica, acusar alguém de não ser suficientemente revolucionário). Na frase de Marx ( “ não basta a classe operaria apoderar-se da máquina do Estado para adaptá-la aos seus próprios fins”), Eduard com um pensamento no sentido mais oportunista e desnaturado fez a seguinte conclusão a frase: “ Marx queria que a classe operaria quebrasse, demolisse toda a máquina do Estado.
Não se pode falar sobre o oportunismo sem citar a recente traição de Kautksy para com o marxismo.
Em sua obra A Revolução Social, Kautsky faz uma concessão (concordância) aos oportunistas, pois na medida em que admite a conquista do poder, sem a destruição do Estado. O proletariado vitorioso realizará o programa democrático, ou seja, os operários elegeriam delegados que constituiriam uma espécie de parlamento, tendo por missão regular o trabalho, e fiscalizar a administração burocrática. Na sociedade socialista os operários não seria burocrático, pois os operários quebrariam com o velho aparelho do Estado e substituirão por um novo aparelho. E para que este não se torne Burocrático tomarão medidas propostas por Marx.
1) Elegibilidade (todos poderiam ser eleitos) e também imovibilidade em qualquer tempo.
2) Salário igual à de um